Curiosidades sobre as Pedras

ÁGATA


                             



Nos tempos antigos, a ágata era utilizada para aplacar os deuses. Acreditava-se que ela protegia de tal maneira o seu usuário, que Orfeu levou-a consigo em sua descida ao Hades.

A ágata fortalece o coração, dá coragem e é um antídoto contra venenos.

ÁGUA MARINHA




Água-marinha significa “água do mar”. É completamente transparente e, quando cortada , produz o maravilhoso efeito da luz do Sol sobre as ondas. É a pedra dos videntes e dos místicos de alma pura.

Indicações: Protege os marinheiros em suas viagens, protege a fidelidade e o amor verdadeiro.

AMAZONITA




A amazonita é uma das pedras verdes sagradas e foi muito empregada e estimada pelos egípcios antigos. Os indígenas a usavam como adorno e também como instrumento de cura.

Indicações: calmante, antiestresse e excelente força curativa.

ÂMBAR



Entre os povos árabes, o âmbar era usado como amuleto para afastar os maus espíritos, proporcionando alegria. Na meditação, ativa o plexo solar, liberando o caminho para o luxo de energias positivas.

Indicações: motivação, sexualidade, sucesso e proteção.

AMETISTA



A ametista é a pedra mais apreciada do grupo do quartzo. A ela são atribuídas forças sobrenaturais: dá sorte, dá estabilidade, protege dos feitiços e das nostalgias. O nome provavelmente significa "não ébrio"; a ametista era considerada como um amuleto contra a embriaguez.

Indicações: paz e espiritualidade.

AVENTURINA



A espécie marrom-avermelhada vem da Sibéria e de Madagascar e confere vitalidade.
A espécie verde vem da Índia e do Nepal. Mostra uma combinação da Lua e do Urano e proporciona aventuras inesperadas e surpreendentes, além de sorte no amor. A aventurina minora perturbações psicossomáticas e medos. O efeito calmante sobre os nervos traz alegria e levanta a moral.

Indicações: resistência, paciência, equilíbrio emocional, sensação de bem-estar.

AZURITA



Devido à sua coloração azul, funciona para o desenvolvimento da intuição, ampliando o poder do chakra frontal (entre as sobrancelhas). Purifica e transmuta a alma, proporcionando alegria, satisfação e bem- estar.

Indicações: telepatia, consciência, decisão e intuição.

CALCEDÔNIA



A Calcedônia branca é conhecida como “pedra-leite” e sempre foi considerada como um meio de indução da lactação em mães que estão amamentando.

Indicações: serenidade e paz.

CITRINO



O nome citrino é derivado de sua cor amarelo-limão (do latim: citros). Esta pedra era usada pelos legionários romanos para se protegerem contra mau olhado, inveja e intrigas.

Indicações: autoestima, prosperidade e sucesso profissional.

CORAL



Desde a Antiguidade, os corais figuram em muitas lendas e crenças como objeto mágico e de proteção. Acredita-se que, se o coral vermelho se torna pálido, o usuário está anêmico e muito fraco, pois as contas estão atraindo para si os ataques da anemia.
Os corais podem ser brancos, rosas, azuis, pretos e vermelhos, que é a cor mais valorizada.

Indicações: equilíbrio emocional e vitalidade.

CORNALINA



A cornalina (o nome significa “cor de carne”). Esta pedra é uma das mais valiosas da antiguidade, e os egípcios a utilizavam como pedra da renovação e fidelidade, atribuindo-lhe poderes divinos.

Indicações: vitalidade e alegria.

CRISOPRÁSIO



Os romanos chamavam o crisoprásio de pedra de Vênus, mas ele frequentemente exerce uma forte influência lunar. O crisoprásio ajuda a tornar consciente o que era inconsciente, fortalece os mecanismos de percepção e a consciência elevada, encoraja a esperança e estimula o alcance da visão. Clarifica os problemas, principalmente por causa da qualidade transparente da pedra.

Indicações: saúde, proteção e prosperidade.

CRISTAL DE ROCHA




Durante muitos séculos, costumou-se pensar que eram feitos de gelo que perdera o poder de se dissolver. Na Idade Média, o cristal de rocha era frequentemente tomado como diamante.
Se contém inclusões de água ou ar, ele se torna um quartzo íris ou quartzo arco-íris, que possui um maravilhoso jogo de cores.

Indicações: obtenção de energia e harmonia.

DIAMANTE




Dentre todas as pedras preciosas, o diamante, sem dúvida, é o "Rei". Como nos tempos antigos, esta pedra continua sendo um mistério. O mito da sua eternidade chegou da Grécia onde foi chamado de "Adama", que quer dizer inconquistável.
Ao largo da história, o mito foi alimentado por sua grande dureza e dificuldade de se lapidar e polir.
Em 1477, Maximiliano da Áustria pediu a mão de Maria de Borgoña e ofereceu-lhe um anel de diamantes que colocou no terceiro dedo da mão esquerda, dedo pelo qual, segundo os egípcios, passa a veia do amor. Acreditava-se que a "veia do amor" corria desse dedo direto para o coração.

Indicações: para pessoas que estão com a autoestima em baixa, inseguras e ansiosas.

ESMERALDA




O nome esmeralda provém do grego smaragdos, que significa "pedra verde". Na Antiguidade, eram assim denominadas não somente a esmeralda, mas também outras gemas verdes. No Egito, Cleópatra enfeitava-se com as mais belas esmeraldas, pois acreditava que nelas estava a beleza eterna de Vênus que remoçava a aparência.
A esmeralda é considerada a mais nobre das gemas dentro do grupo do berilo, e seu verde é tão incomparável que esta cor tão peculiar passou a ser denominada "verde esmeralda", provavelmente devido à substância corante, o "cromo".

Indicações: protege contra a tentação e sedução. Preserva os laços matrimoniais, rejuvenesce e protege os viajantes.

ESPINÉLIO




Existem espinélios de quase todas as cores; porém a mais apreciada é um vermelho semelhante ao rubi. Na Antiguidade, os espinélios vermelhos eram muitas vezes confundidos como verdadeiros rubis. Muitos rubis, famosos por se acharem incrustados em coroas da realeza são, na verdade, espinélios. O mais famoso é "Blook Prince's Ruby", um espinélio de 170 quilates, de um vermelho magnífico, que adorna a coroa imperial do Estado entre as joias da coroa britânica. Henrique V chegou a usá-lo no seu capacete de batalha.
O espinélio vermelho-escuro torna uma pessoa forte e obstinada.

Indicações: é associado ao Chacra do coração e estimula, especificamente, força e vitalidade física.

GRANADA



É a pedra da mulher. Elas conferem poder, energia e coragem ao seu usuário. Na Itália, é usada pelas viúvas “para consolo”, o que significa, em termos mais claros, que as ajuda a encontrar um novo companheiro.

Indicações: paixão e sexualidade.

HEMATITA



A hematita, ao ser polida, tinge de cor vermelho-sangue a água que é usada para sua refrigeração. Daí se originou seu nome (do grego, “haimas”, hemo) e o sinônimo alemão “pedra do sangue”. A hematita se constitui num bom abstringente, e, assim, não surpreende que os soldados gostem de carregar consigo para o campo de batalha, um pedaço desta pedra. Ela fortalece o coração, dá coragem e resistência, protege do perigo e abençoa um sono tranquilo.

Indicações: combate a negatividade, boa para circulação sanguínea e dores lombares.

JADE



O nome jade significa piedra de ijada (pedra do rim) porque era considerada um meio de proteção e cura da enfermidade dos rins.
Nos tempos pré-históricos, o jade era um material muito apreciado para a fabricação de armas e instrumentos em toda a Terra, devido à sua extraordinária resistência. Na China, o jade era venerado como a melhor de todas as pedras e como símbolo de cinco virtudes principais: misericórdia, modéstia, coragem, justiça e sabedoria.
Além da cor verde, o jade também ocorre nas cores azul-lavanda suave, cinza, amarela e laranja-brilhante.

Indicações: alegria, equilíbrio emocional, fertilidade.

JASPE



O nome jaspe provém do grego: significa "pedra manchada".
O jaspe foi enormemente apreciado na Antiguidade, e anéis feitos com ele foram encontrados em Pompéia, Herculano e em muitas outras cidades. Propriedades mágicas poderosas e curativas sempre foram atribuídas a ele e em todas as épocas ele foi usado no umbigo contra dores no estômago.
O jaspe incentiva o sentido do olfato e, por isso, pode ser utilizado para curar a perda do olfato.
O jaspe também tem alguma conexão com o início da gravidez e auxilia contra o vômito que costuma ocorrer neste período.

Indicações: sexualidade, gravidez, pensamentos positivos e energia vital.

LABRADORITA



O nome, labradorita, é derivado da península canadense do Labrador, onde essa pedra foi encontrada. Ela apresenta um jogo de cores em tons metálicos brilhantes. As cores, azul e verde, ou amarelo e vermelho, reluzem com muito brilho e parecem se mover na pedra quando ela é movimentada.

Indicações: Traz à tona o que há de melhor em nós, nossos verdadeiros talentos.

LÁPIS-LAZULI



O nome lápis-lazuli é derivado do árabe e do latim e significa “pedra azul”.
É uma pedra do Sol e de Júpiter, fortalece o poder da irradiação da vontade, a gentileza e o altruísmo. Protege das influências do mal e é mesmo uma pedra da amizade. Também promove o trabalho social em geral.

Indicações: confiança e segurança na tomada de decisões importantes.

MADREPÉROLA



Denomina-se madrepérola (“mãe da pérola ”) a capa nacarada interna da concha de um molusco , ou a concha de um caracol que possua um iridescente jogo de cores. Por estar associada ao dinheiro, pode-se usar a madrepérola para atrair dinheiro, riquezas e prosperidade.

Indicações: proteção e riqueza.

MALAQUITA



O nome malaquita pode ser devido à sua cor (do grego, malache = malva). Na Antiguidade, os egípcios, gregos e romanos apreciavam a malaquita como pedra ornamental, amuleto pulverizado para colorir as pálpebras. Apesar de sua pouca dureza e fragilidade, a malaquita é atualmente uma pedra ornamental e decorativa apreciada.

A malaquita cortada na forma de um coração era usada como consolo pelas pessoas que se julgavam infelizes no amor. Ela fortalece o coração.v Indicações: pedra da vitalidade, beleza.

MARCASSITA



De modo geral, a marcassita tem a cor amarelada-latão, pálida, por vezes bastante escurecida, ou negras que são as mais empregadas na joalheria. A marcassita simbolizou, para os antigos alquimistas, o homem no quinto estágio de seu desenvolvimento internamente, ainda que seja incapaz de comunicar essa iluminação ao mundo exterior.

Indicações: desenvolvimento espiritual, equilíbrio.

NEFRITA



A nefrita está intimamente ligada ao jade. Possui um brilho sedoso, que se deve às fibras de suas estruturas e se apresenta num verde-claro muito suave. Na Antiguidade, também foi usada na confecção de ferramentas, armas e talismãs.

É considerada a pedra da paz interior, pois traz equilíbrio emocional e ajuda em casos de depressão.

Indicações: alegria e equilíbrio emocional.

OLHO-DE-GATO, OLHO-DE-FALCÃO, OLHO-DE-TIGRE



O olho-de-gato, o olho-de-falcão e o olho-de-tigre são quartzos fibrosos misturados a veios de asbestos. 

O olho-de-gato contém asbestos verde-oliva, o olho-de-falcão (devido ao fósforo) apresenta asbestos verdes azulados, e o olho-de-tigre possui pigmentos dourados. Se essas pedras forem cortadas em formas redondas (como cabochões) cria- se um brilho sedoso que parece se mover como raios à luz incidente e fazem a pedra parecer vibrante de vida. Certamente essas pedras parecem olhos e não é nada surpreendente o fato de que foram utilizadas, ao longo dos tempos, para prevenir o mau-olhado e curar enfermidades oculares.

Olho-de-gato



Determinação e coragem​

Olho-de-falcão



​Aumenta a intuição e a sensibilidade

Olho-de-tigre



Contra a inveja e mau olhado​

OPALA




A origem do nome opala é uma palavra sânscrita, upala, que significa pedra preciosa.
As cores mutantes, produtoras da opalescência, surgem com a reflexão e a refração da luz em intensidades diferentes pela água e pelas rachaduras minúsculas na pedra. São chamadas cores interferentes. Há algo de atraente e sedutor em relação à opala que estimula a natureza erótica e emocional do usuário e sua sede de viver.

Indicações: Proteção astral, beleza, sensitividade e sorte.

PEDRA-DO-SOL



pedra_do_sol.jpg


A pedra-do-sol, quando iluminada, reflete raios vermelhos e amarelos. Os pontos dourados são produzidos por fundição e cintilam como se fossem ouro.

Indicações: autoestima, sucesso e reconhecimento pessoal.

PEDRA-DA-LUA




Essa pedra muda de acordo com as fases da Lua. Quando é Lua cheia, ela é boa para tuberculosos e , quando é Lua minguante, ajuda a prever o futuro. As mulheres árabes cosem a pedra-da-lua dentro de suas roupas para que sejam abençoadas com filhos. Essa pedra favorece os namorados na Lua cheia. Dá inspiração e sucesso no amor, encoraja as ligações pessoais, desmascara os inimigos e dignifica a vida emocional. Todas essas coisas têm muito a ver com a Lua.

Indicações: fertilidade e sexualidade.

PERIDOTO



Em mineralogia, o nome comumente usado para esta pedra é o de olivina (por causa da sua cor verde-oliva). É a pedra da esperança, da realização de sonhos.
Dizem que Moisés se protegia de seus inimigos.

Indicações: esperança e realizações de sonhos.

PÉROLA



A pérola foi muito apreciada ao longo da história da humanidade. É de material orgânico duro e geralmente esférico, produzido por alguns moluscos, as ostras , em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como os grão de areia .
Na Antiguidade, achava-se que as pérolas fossem lágrimas de Freya, a Deusa da Síria antiga.

Indicações: atração e sexualidade.

QUARTZO ROSA



Desde a Antiguidade, o quartzo rosa é considerado a pedra do amor e do coração, pois estimula nossa capacidade de amar, ajudando nas relações afetivas. É uma pedra que tem inúmeros efeitos curativos sobre o nosso corpo, como centros de gravidade no coração, sangue e circulação sanguínea. O quartzo rosa minora doenças que ameaçam o coração, e sua colocação sobre o corpo tem propriedades calmantes.

Indicações: amor e relacionamento.

QUARTZO RUTILADO



O quartzo rutilado é uma pedra forte, que era honrada há milênios, como pedra da verdade e da proteção. Segundo a mitologia grega, os homens acreditavam que o material dos rios subterrâneos consistia de quartzo rutilado e auxiliava os deuses no cumprimento de suas promessas.

Indicações: bronquite, cabelos, manchas solares e perturbações de autoestima.

RODOCROSITA



Só adentrou no mercado de pedras a partir dos anos 40, do século XX. Possui brilho vítreo e, sobre superfícies de clivagem, tem brilho de pérola (Oriente). Sua cor mais apreciada é o vermelho-groselha. Os índios a veneravam como a pedra do amor, de proteção e cura.

Indicações: abre os caminhos amorosos e harmoniza os relacionamentos.

RODONITA



Seu nome é derivado da sua cor (grego: “rósea”). A rodonita é rosa com velos pretos de arenito pardo. Na Antiguidade, os gregos levavam esta pedra durante suas viagens por acreditarem em seu poder de proteção contra os perigos.

Indicações: magnetismo e atração.

RUBI



O rubi acha-se entre as gemas mais caras. Rubis grandes são mais raros que diamantes de tamanho similar. O rubi fortalece a intuição e a iniciativa no pensar. Em termos gerais, o rubi confere ao seu usuário energia, coragem, paixão e vitória.

Indicações: amor, fidelidade e combate à preguiça e à melancolia.

SAFIRA



A safira pode ser branca, azul-claro, verde azulado ou azul-escuro. O azul é a sua cor mais característica. Pertence a Vênus e seu signo, Touro, que a torna a pedra da amizade ou do amor verdadeiro.

Indicações: sensitividade, meditação, amor e cura.

SODALITA



Seu nome significa soda (sal) e lítio (pedra), o que quer dizer “pedra-de-sal” ou sodalita. Os gregos honravam essa pedra como pedra de proteção e curadora, e acreditavam que ela conferia ao seu portador a estimulação de inclinação artística. Pintores, escultores e cantores traziam essa pedra sempre consigo.

Indicações: presença de espírito, inspiração, autoconfiança.

TOPÁZIO



Possui forma de um cristal rômbico irregular e ocorre nas cores amarelo dourado, vermelho, róseo, azul e branco. Os amarelos contêm crômio, os azuis possuem ferro e os vermelhos apresentam vanádio.
O descobrimento do topázio no Brasil multiplicou a produção mundial.
O topázio imperial, "o rei", é encontrado na região de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais.
Indicações:

Topázio Imperial: regido pelo sol, nos traz crescimento espiritual e material. Dizem que afugenta incertezas e pesadelos. É uma pedra muito nobre e muito admirada pelos japoneses.

TURMALINA



Seu brilho suave alcança infinidades de cores, do vermelho ao verde-água. Às vezes, ambos convivem harmonicamente em uma mesma pedra. Mesmo sendo a turmalina verde a mais conhecida, a turmalina vermelha, conhecida como rubelita, é também muito apreciada.
Para os amigos, dizem que a turmalina ajuda a superar os momentos difíceis de uma amizade, pois possui o dom do entendimento.

Indicações: Amizade, caráter, alegria.

TURQUESA



O nome significa “pedra turca”, porque a rota comercial que a trazia para a Europa passava pela Turquia. A turquesa é uma pedra sensível, que deve ser protegida da luz do Sol, do calor, da transpiração, da gordura, do perfume, da sujeira, do sabão e de líquidos cáusticos.
Se o usuário estiver ameaçado pelo infortúnio, essa pedra atrai mal para si e absorve vibrações desarmoniosas, chegando até a se despedaçar. Porque se acredita que a turquesa previne o mau-olhado, costuma-se colocar um colar de contas de turquesa no pescoço das crianças.
A turquesa proporciona paz de espírito à mulher e, acredita-se, fortalece o homem para o trabalho, traz a prosperidade, popularidade e saúde.

Indicações: felicidade, amor e sucesso.

ZIRCÔNIA




A zircônia é uma pedra semipreciosa. Existem várias cores de zircônias, porém a mais comum é a branca. Durante muito tempo, na Antiguidade, essa pedra teve seu valor equivalente ao diamante, devido à sua semelhança e seu alto grau de refração.

Indicações: possui grande força curativa no nosso corpo e mente; traz autoconfiança ao seu usuário.

PEDRAS DOS SIGNOS ZODIACAIS


Áries 21/03 – 20/4 Jaspe vermelho, Cornalina.
Touro 21/4 – 20/5 Cornalina, Quartzo róseo.
Gêmeos 21/5 – 21/6 Citrino, Olho-de-tigre.
Câncer 22/6 – 22/7 Crisoprásio, Aventurina.
Leão 23/7 – 23/8 Cristal de Rocha, Quartzo ouro.
Virgem 24/8 – 23/9 Citrino, Ágata amarela.
Libra 24/9 – 23/10 Citrino alaranjado, Quartzo enfumaçado.
Escorpião 24/10 – 22/11 Cornalina avermelhada.
Sagitário 23/11 – 21/12 Safira, Calcedônia.
Capricórnio 22/12 – 20/1 Ônix, Quartzo olho-de-gato.
Aquário 21/1 – 19-/2 Turquesa, Olho-de-falcão.

Peixes 20/2 – 20/3 Ametista, Quartzo ametista.

FONTES DE PESQUISA

- Gemas do Mundo – Walter Schumann – Ed. Ao livro Técnico.
- A Magia das Pedras Preciosas – Melice Uyldert – Ed. Pensamento.
- Prevenção e Cura com Pedras – Karl Stark e Werner E. Meier – Ed. Robafim.

- Harmonia e Força Curativas – Helga Pottinger – Ed. Pinguin.